CHARMED:

Charmed (As Feiticeiras em Portugal) foi uma série do canal norte-americano, The WB, que relata a história das irmãs Halliwell que são as mais poderosas  feiticeiras boas. São conhecidas na comunidade sobrenatural como as Charmed Ones. Cada uma destas três irmãs tem um poder particular que se desenvolve à medida que elas conseguem controlá-lo. As Encantadas ou Feiticeiras (The Charmed Ones) vivem em São Francisco, California numa mansão que pertenceu sempre à família Halliwell e usam os poderes mágicos para defenderem inocentes contra bruxos, feiticeiros, demónios e outras criaturas sobrenaturais que vivem no submundo. A série começa com o reencontro das três irmãs, Prue, Piper e Phoebe Haliwell, passados seis meses da morte da avó, Penny, que lhes deixa uma mansão em São Francisco, local onde cresceram. As irmãs mudam-se para a mansão e nessa noite, Phoebe encontra no sotão um livro de magia (Livro das Sombras) e lê, em voz alta, o primeiro feitiço que sem querer liberta a magia da família sobre elas. Acontecimentos estranhos nos dias seguintes fazem com que descubram que são feiticeiras e que toda a família Halliwell também o era. A primeira dos seus antepassados, Melinda Warren, profetizou que um dia iriam nascer três feiticeiras boas, com poderes para combater as forças maléficas, na sua família que se apelidariam de The Charmed Ones (As Feiticeiras).

San Francisco - Cidade Onde Decorre a História de Charmed

Prue Halliwell, a mais velha das irmãs, desenvolveu o poder de telecinese e mais tarde desenvolveu o poder de projecção astral. Piper Halliwell recebeu o poder de parar moléculas e mais tarde o poder de explodir coisas. Phoebe Halliwell, a mais nova, recebeu o poder de premonições, mais tarde o de levitação e ainda anos mais tarde o de empatia. Depois da morte de Prue, é revelado que existe uma quarta meia-irmã, fruto da relação da mãe Patty com o seu luz branca, Sam Wilder, depois de ter terminado o casamento com o pai das Feiticeiras. Como a relação entre uma feiticeira e o seu luz branca era proibida, foi entregue a freiras e cresceu com uma família normal, os Matthews, que a chamaram de Paige Matthews. Como o pai de Paige era Luz branca, ela ficou com o poder de orbitar. Isto teve um efeito no poder que herdou de Prue, uma vez que Paige consegue ao chamar um objecto que ele orbite até à sua figura.

Final: Forever Charmed - Para sempre Feiticeiras - O último episódio, Foverer Charmed, foi para o ar no dia 21 de Maio de 2006 no WB. Charmed ficou conhecida como a série mais longa da história da televisão a ter só mulheres como protagonistas.

Em Portugal, o último episódio foi transmitido a 23 de Novembro de 2006. A produção acabou de filmar a 12 de Abril de 2006.


Nas primeiras três temporadas, as actrizes que interpretam as irmãs Halliwell são apresentadas no genérico pela ordem de idade das suas personagens: Shannen Doherty, Holly Marie Combs e Alyssa Milano. Os cinco episódios iniciais listam os actores/personagens como Shannen Doherty, Holly Marie Combs, T.W. King, Dorian Gregory, e Alyssa Milano. Com o sexto episódio, as irmãs são apresentadas por ordem de idade da personagem seguida dos inspectores Andy Trudeau e Darryl Morris. Desde a temporada quatro e daí em frente, a actriz principal veterana recebeu o nome da personagem que interpretava no próprio genérico enquanto que a nova colega de elenco recebeu o lugar do meio: Alyssa Milano, Rose McGowan, e Holly Marie Combs como "Piper". Da quarta temporada para a frente, as actrizes principais são seguidas dos actores secundários que foram contratados para a temporada. Se um dos actores não aparecer num dos episódios o nome não aparece nos créditos principais. Brian Krause, que se tornou num membro do elenco principal durante a segunda temporada, esteve em todos os episódios desde a terceira temporada. O seu nome foi listado em quarto nos créditos, aparte da oitava temporada onde Kaley Cuoco (Billie) ficou com esse lugar.

Durante os seus oito anos de percurso, a série Charmed teve enúmeras modificações e alterações, incluindo saída de membros do elenco e da equipa de produção, em que algumas destas saídas tiveram impacto no rumo que a série tomou. Outras alterações na série deveram-se, segundo o director executivo, Brad Kern, a cortes no orçamento. Uma das mais significativas foi a saída da criadora Constance M. Burge na segunda temporada e a saída da actriz Shannen Doherty no final da terceira temporada. Os rumores apontam para uma disputa entre a actriz Alyssa Milano e a própria Shannen durante essa temporada.


Alterações iniciais

O elenco original da série incluía a actriz Lori Rom no papel de Phoebe. Lori gravou o piloto da série que foi entregue à cadeia WB. Foi refeito o episódio piloto com a actriz Alyssa Milano. O Livro das Sombras, que se encontrava numa arca no início da primeira temporada foi movido para um pedestal. Depois do sucesso nas audiências dos primeiros dois episódios, o canal WB pegou na série para uma temporada completa.

Saída de Shannen Doherty

No final da terceira temporada, Shannen Doherty deixou a série (as razões nunca vieram a público) e para esse efeito, a sua personagem morreu num confronto com um demónio. No início da quarta temporada é apresentada a personagem de Paige, interpretada por Rose McGowan. Enquanto que no episódio 16 da terceira temporada o Anjo da Morte prevê a morte de Prue, no último episódio da temporada, a morte de Prue ficou em stand-by até ao início da quarta temporada. A saída de Shannen foi a mais importante alteração de sempre de Charmed e apesar de não se saber se foi por disputa com Alyssa Milano, por causa de atrasos consecutivos da própria actriz para o estúdio ou ainda por motivos pessoais, é de concordar que a dinâmica da série ficou diferente e que a história ficou com um ar mais de comédia e leve.

Alterações no próprio Universo de Charmed

Nas três primeiras temporadas, o mundo mágico de Charmed introduziu conceitos originais como o nexus espiritual ou ainda na própria feitiçaria e envolveu criaturas como o Luz Branca e o Luz Negra, bem como um número de personagens e criaturas mitológicas que não eram frequentemente adaptadas à televisão como Wendigo e Woogyman. A partir da quarta temporada, o mundo de Charmed passou a contar com criaturas mitológicas da época clássica (Gregas ou Romanas) e criaturas mais do folclore e da cultura irlandesa e contemporânea.

Cortes no Orçamento

Os cortes no orçamento nas últimas temporadas levaram a diversas alterações na dinâmica da série. Os demónios passaram de monstros com fatos especiais a adquirirem o aspecto de humanos. Um dos mais contestados cortes devido à redução do orçamento foi a decisão do WB de não incluir Brian Krause e Dorian Gregory na oitava temporada. Brad Kern, para conseguir que Brian Krause aparece-se na oitava série teve de a reorganizar, para que assim não acabasse abruptamente a história de Leo. Diz-se ainda que muitos poderes foram retirados às personagens, como o de levitação de Phoebe, devido aos cortes no Orçamento.

Prémios

Ao longo da sua história, Charmed teve 17 nomeações e 3 vitórias.

Premiações

ASCAP Film and Television Music Awards

ASCAP Award Top TV Series (1999)

Family Television Awards

Family Television Award para irmã favorita - Rose McGowan (2005)

Young Artist Awards

Young Artist Award para melhor performance numa série de Drama - Actor jovem convidado - Alex Black (2003)

Nomeações

Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, USA

Saturn Award para melhor actriz de TV - Shannen Doherty (2000)

Saturn Award Melhor Série (1999)

Hollywood Makeup Artist and Hair Stylist Guild Awards

Hollywood Makeup Artist and Hair Stylist Guild Award - melhor estilo de cabelo contemporaneo (num episódio - Sitcom, Drama ou Entretenimento) - Kent Nelson e Suzanne Kontonickas para episódio "The Devil's Music" (2000)

Image Awards

Image Award para direcção de uma série dramática - Janice Cooke-Leonard (2006)

International Horror Guild

IHG Award (2005)

IHG Award (1999)

Kids' Choice Awards

Blimp Award actriz favorita de TV - Alyssa Milano (2005)

TP de Oro (Espanha)

TP de Oro para melhor série estrangeira (2004)

TV Guide Awards

TV Guide Award para melhor série de Sci-Fi / Fantasia (2000)

Teen Choice Awards

Teen Choice Award TV - Drama (2000)

Young Artist Awards

Young Artist Award para melhor performance numa série de Drama - Actriz com 10 ou menos convidada - Samantha Goldstein (2003)

Young Artist Award para melhor performance numa série de Drama - Actor jovem convidado - Bobby Edner (2002)

Young Artist Award para melhor performance numa série de Drama - Actriz jovem convidada - Rachel David (2001)

Young Artist Award para melhor performance numa série de Drama - Actor jovem convidado - Scott Terra (2000)


Copyright CHARMED PORTUGAL Janeiro 2007 © - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS